Muitos fatores contribuem para uma boa jornada de trabalho: o espaço, a iluminação, o som ambiente e claro, os móveis. Tão importante quanto a cadeira, a mesa de escritório é um item que deve ser escolhido de forma cuidadosa, já que cada tipo pode ser adaptável para diferentes perfis de pessoas, necessidades e local.
Seja em casa ou na empresa, os tipos de mesa de escritório variam muito em tamanho, material, cores e possibilidades de montagem, considerando modelos multifuncionais e estações de trabalho, por exemplo. Também é possível escolher pelo estilo de decoração adotado no espaço, que pode ser desde o estilo industrial ao rústico.
Para te ajudar a escolher a melhor opção de acordo com a sua necessidade, conheça alguns tipos de mesa de escritório que aliam funcionalidade e beleza.
Como escolher sua mesa de escritório
Se você busca um tipo de mesa de escritório ideal, vale considerar alguns critérios antes da escolha. O primeiro deles é o espaço que você tem disponível para colocar a mesa, que precisa ser suficiente para uma boa circulação ao redor e principalmente ao levantar e sentar na cadeira. Pensando nisso, observe o formato da mesa, para encaixar no espaço que ela vai ficar.
Outro ponto importante para escolher seu tipo de mesa é a altura dela. Isso influencia muito na saúde do corpo, já que uma mesa baixa demais fará com que você fique curvado sobre a mesa, prejudicando sua coluna. A regulamentação NR-17 de ergonomia recomenda mesas de 65 cm de altura em média para mulheres e 70 cm para homens. O ideal é que você fique com os braços flexionados sobre o móvel e o olhar sempre para frente, nem para cima nem para baixo
Por fim, o estilo e cor da mesa: por ser um móvel essencial para o exercício do seu trabalho, seja em casa ou no escritório, a mesa de escritório é uma peça imponente na decoração. Por isso, avalie as escolhas já feitas para seu espaço, se prefere um visual mais minimalista, industrial, rústico ou colorido. Assim, você pode compor o espaço sem exageros e mantém uma estética agradável para o dia a dia.
Inspire-se com oito tipos de mesa de escritório que aliam beleza e funcionalidade para o seu dia a dia.
8 tipos de mesa de escritório para suas jornadas de trabalho
1. Escrivaninhas
Para quem trabalha de casa, a escrivaninha é uma ótima opção de mesa de escritório que mantém o espaço organizado e bem decorado. Ela está disponível em diferentes modelos, que vão da escrivaninha clássica e clean a versões da escrivaninha em L (ou de canto), com e sem gavetas, entre outras.
Os tipos de escrivaninha com gaveta são ideais para quem trabalha com muitos documentos, catálogos e outros materiais impressos. Dessa forma, elas ajudam a mantê-los em ordem – o que impacta bastante na produtividade diária. Outra opção para manter objetos sempre à mão e organizados é a escrivaninha com prateleiras, que podem até apoiar adornos e pequenos vasos de planta para um visual delicado.
Para um visual mais contemporâneo e divertido, as escrivaninhas coloridas podem até ajudar na criatividade – vale conhecer um pouco sobre psicologia das cores para levar o tom que influencia no seu bem-estar e concentração, por exemplo. Em quartos infantis, a escrivaninha colorida também é sempre bem-vinda, deixando o ambiente mais animado e vivo.
2. Mesa de escritório e aparador
Com linhas mais retas e longas como se fossem uma caixa, as mesas de escritório em formato de aparador são versáteis e podem ter outros usos se necessário. O seu tampo é geralmente mais curto em profundidade e as pernas longas, tornando-as peças que agregam beleza ao espaço. Elas também são práticas para locomover e, em muitos casos, têm espaço para colocar um gaveteiro avulso na parte inferior, completando o ambiente de trabalho.
3. Mesa de canto
Proporcionando maior aproveitamento do espaço e funcionalidade ao ambiente de trabalho, as mesas de canto ou no formato em L são ideais para uso individual ou coletivo. Quando usadas no home office, podem ser posicionadas no canto do quarto ou da sala, sem interferir no layout já proposto para o ambiente.
Por serem maiores que as mesas tradicionais, vale investir em modelos de cores claras – dando a sensação de amplitude ao espaço. Além disso, elas são mais simples de combinar com os outros móveis e acessórios do ambiente.
Em um local comercial e coletivo, as mesas de escritório em L são ideais para equipes, já que vão compartilhar o espaço. Para manter a privacidade e isolamento social, o uso de ilhas é uma boa solução. Aproveite o espaço extra para distribuir bem os seus principais itens, como notebook, bloco de anotações e porta-objetos – facilitando o trabalho no dia a dia.
4. Mesas organizadoras
Para quem lida com muitos objetos e documentos no dia a dia, as mesas de escritório organizadoras com gavetas, nichos e separadores são excelentes opções. Elas também são ótimas para ambientes pequenos, já que otimizam o espaço que seria de uma estante ou gaveteiro próximo à mesa. Se houver um espaço sob o tampo, você pode colocar caixas organizadoras que sinalizam seu conteúdo, tornando a rotina mais fácil.
5. Mesa de escritório com tampo de vidro
O vidro é um material bastante usado na decoração que costuma combinar com estilos clássicos ou contemporâneos. Quando usado em tampos de mesa de escritório, torna o espaço sóbrio e com visual consistente, valorizando a iluminação escolhida. Esteticamente, elas ainda dão a sensação de aumento do espaço, já que possibilitam a visualização através delas.
Neste caso, colocar um belo tapete sob a mesa com tampo de vidro é uma forma de deixar o ambiente mais acolhedor e confortável para a sua jornada de trabalho. Já no escritório, esse tipo de mesa é democrático e neutro, e seu formato também pode influenciar. Enquanto as retangulares são mais formais e indicadas para salas de reunião, as redondas são mais despojadas quando estão no ambiente corporativo.
6. Estação de trabalho
Trabalhar em espaços coletivos é uma forma de gerar interatividade entre as pessoas, e é uma forma natural de aumentar a produtividade em grupos. Por isso, ter uma estação de trabalho no ambiente corporativo é uma alternativa interessante para diferentes tipos de negócio, além de ser uma opção com design funcional.
Alguns modelos são modulares, possibilitando embutir armários e permitindo a composição de espaços executivos práticos e inteligentes. Estações de trabalho com mesa e balcão garante um espaço multiuso para diversas atividades. No home office, esse tipo de mesa de escritório é válido para casas que têm mais de uma pessoa trabalhando, deixando um espaço específico para isso.
7. Mesa redonda
É comum vermos mesas de escritório redondas em salas de reunião informais ou para conversas rápidas na empresa. Entretanto, além disso, ela também pode ser uma escolha como mesa de trabalho diário, sendo uma opção que se ajusta melhor em espaços pequenos e oferece uma boa dinâmica para circulação.
Por outro lado, ela pode ser um móvel multiuso na empresa ou em casa, já que também pode ser usada como mesa de jantar ou de apoio na sala, por exemplo. Os modelos de madeira são mais indicados para uma decoração industrial, enquanto os tampos de vidro redondo deixam o espaço mais delicado e minimalista.
8. Mesa estante para escritório
Modelo bastante moderno para escritório, a mesa estante também é extremamente funcional. Além de verticalizar a organização do ambiente, seu prático sistema de prateleiras de profundidade crescente pode receber livros, acessórios decorativos e materiais de trabalho em geral. A versatilidade desse tipo de mesa estante garante uma boa composição em diferentes estilos de decoração, enquanto otimiza a área de trabalho no quarto, no home office ou na sala de estar.
Comentários
Postar um comentário